Como começar uma redação

2

Muitos estudantes se queixam da dificuldade de iniciar uma redação e como redigir uma introdução que vá auxiliar no desenvolvimento do texto. A introdução é uma parte importante da redação, afinal, é através dela que o estudante vai apresentar o problema a ser discutido.

Para os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige o gênero textual dissertativo-argumentativo, começar bem a redação pode ajudar na composição da nota final.

Confira algumas dicas que o Mundo Educação separou para você dar início a sua redação dissertativa para vestibulares e Enem:

1- Identifique o foco do texto
Existem inúmeras formas de iniciar uma redação, mas o raciocínio natural é: o que está sendo pedido pelo tema? Leia atentamente o tema e descubra qual a palavra que problematiza esse foco.

Também é importante identificar o problema a ser solucionado e a localidade (regional, nacional ou internacional). No caso do Enem, por exemplo, o tema geralmente é um problema do Brasil.

2- Cite o tema
É logo no início do texto que o leitor decide se vai continuar a leitura ou não e, para isso, é preciso despertar o interesse dele. Então, pense: qual a parte que não posso deixar de falar?

O leitor não pode sair da introdução do seu texto sem saber o foco do problema. O tema precisa estar implícito na introdução do texto. Se, ao ler o primeiro parágrafo, perceber que não citou o foco do texto, é melhor refazer a introdução da redação.

3- Defina seu ponto de vista, aonde você quer chegar
É importante definir o seu ponto de vista sobre o tema antes de começar a escrever a sua redação. Caso contrário, o seu texto ficará “escorregando” entre um assunto e outro, o famoso “florear” – como costumam ser chamados àqueles textos sem propósito, que não levam a lugar nenhum.

Para não ficar confuso, saiba aonde você quer chegar com a discussão. Construa essa linha de raciocínio. Isto vai te ajudar, inclusive, a chegar à conclusão da sua redação com maior facilidade.

Sabendo qual será a conclusão que você vai chegar lá na frente, com o determinado ponto de vista que defende, ficará mais fácil começar a sua redação. O processo de construção do texto fluirá naturalmente.

4- Trace um panorama histórico sobre o tema
Uma outra boa forma de iniciar o seu texto no gênero dissertativo-argumentativo é citar como era determinada situação no passado e como ela está no presente. Está melhor, pior ou igual?
Neste caso, é possível concluir a introdução fazendo projeções sobre o tema para o futuro. Por exemplo, o que poderá acontecer se a situação/problema apresentada permanecer a mesma, o que acarretará se nada for alterado.

5- Inicie com uma análise crítica
Você também pode iniciar o texto fazendo uma análise crítica sobre o tema na atualidade e seus efeitos na sociedade. A introdução pode ser concluída chamando a atenção do leitor para a relevância do tema, convocando-os à reflexão e ao debate.

6- Tenha uma técnica para início da redação
Muitos vestibulandos, ao lerem o tema proposto, já sabem quais argumentos usarão para redigir a redação. Mas, apesar de já criarem toda a linha argumentativa, empacam no início do texto.

Uma boa dica é iniciar utilizando alguma frase que tenha memorizada. Veja alguns exemplos:

• “Atualmente, [tema] é um desafio que atinge a sociedade brasileira”.
• “Sob a perspectiva histórica, a [tema]…”
• “Dentro os inúmeros motivos que levaram ao [tema]…”

7- Relacione o tema com livros, filmes ou fatos
Uma técnica bastante utilizada por participantes do Enem é começar a redação citando algum filme, livro ou notícia que se relacione com o tema de alguma forma. Isso demonstra ao corretor que o estudante possui um repertório e conhecimento sobre o que está escrevendo.

Como exemplo, veja o primeiro parágrafo de uma das redações nota 1000 no Enem 2020, cujo tema foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

A obra “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, retrata as péssimas condições do maior hospital psiquiátrico do país, na cidade de Barbacena. Nesse livro, os pacientes são tratados por meio de métodos arcaicos e invasivos, desde agressões psicológicas até choques elétricos, demonstrando a violência sofrida por indivíduos portadores de transtornos psíquicos. Assim, além de expor os abusos do sistema de saúde da época, o texto também é atual, uma vez que o preconceito e a omissão estatal perpetuam o estigma associado às doenças mentais no Brasil.

Repare que a participante relacionou o livro “Holocausto Brasileiro” com o tema da redação. Em apenas um parágrafo, ela apresentou o problema e suas consequências, determinou a localidade da situação a ser discutida, no caso, o Brasil, traçou um panorama histórico, além de destacar a relevância do tema.

Fonte: vestibular.mundoeducacao.uol.com.br

Olá, como podemos te ajudar?